Medicamentos Medicamentos

Retornar para página inteira
Voltar

Ministro participa de seminário sobre segurança do paciente

Ministro participa de seminário sobre segurança do paciente

Por: ASCOM
Publicado: 14/05/2013 03:00
Última Modificação: 20/03/2017 17:59

Na data que antecede o Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar (15/5), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou uma proposta aos participantes do seminário internacional sobre segurança do paciente, promovido pela Anvisa.


“A segurança do paciente precisa ser a prioridade política dos nossos serviços de saúde”, afirmou o ministro. “A consulta pública da Anvisa sobre o tema trará inúmeras contribuições a essa questão”.

A consulta pública nº 9/2013 trata do detalhamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente e propõe a criação de um núcleo dentro dos serviços de saúde para cuidar deste assunto, além de sugerir que a notificação dos eventos adversos passe a ser obrigatória.

Padilha participou da abertura do seminário, ao lado do diretor-presidente da Agência, Dirceu Barbano, dos diretores Jaime Oliveira e José Agenor Alvares, e do Coordenador de Medicamentos da Organização Pan Americana de Saúde (Opas), Cristophe Rerat.

Segundo Barbano, a atenção à saúde deve ter sempre como foco o paciente. “Os serviços de saúde precisam refletir o cuidado e o olhar de amparo e acolhimento que espera o paciente”, afirmou. Cristophe Rerat reconheceu o esforço do governo brasileiro na segurança do paciente e lembrou que o programa nacional foi lançado na sede da Opas no Brasil.

O ministro Alexandre Padilha fez o lançamento oficial de uma coleção de cinco exemplares da série “Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde”, elaborado pela Anvisa. Os manuais tratam da infecção relacionada à assistência em saúde do ponto de vista dos critérios de diagnósticos, medidas de prevenção e investigação de eventos adversos.

O Seminário Internacional: Redução do Risco para a Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde prosseguirá com diversas atividades em sua programação até esta quinta-feira (16/5), na sede da Anvisa em Brasília.

Leia Mais

Seminário sensibiliza gestores sobre segurança do paciente

Saúde e Anvisa lançam ações para segurança do paciente

 

Imprensa / Anvisa