Medicamentos Medicamentos

Retornar para página inteira
Voltar

Anvisa participa de plano aeroportuário para Copa das Confederações

$chapeu_da_noticia.getData()

Anvisa participa de plano aeroportuário para Copa das Confederações

Por: ASCOM
Publicado: 19/04/2013 03:00
Última Modificação: 29/04/2016 18:34
$texto_alternativo.getData()
$legenda-imagem.getData()

Foram aprovadas, nesta quinta-feira (18/4), uma série de medidas do Governo Federal para que o movimento de aeronaves e passageiros ocorra com eficiência, segurança e conforto durante a realização da Copa das Confederações no Brasil. Dentre as ações previstas, está o reforço de 77%, em média, das equipes dos órgãos públicos que atuam nos aeroportos e a criação de Centro Comando e Controle Nacional, que funcionará no Rio de Janeiro, 24 horas por dia.

A Anvisa deve reforçar em média 18% o contingente de pessoal presente nos aeroportos, durante a realização dos jogos. “O objetivo é contribuir para uma liberação mais ágil das delegações, dos passageiros e das bagagens que contenham produtos sujeitos à vigilância sanitária, sem colocar em risco a saúde da população brasileira”, esclareceu o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano.

Manual

As ações integram o Manual de Planejamento do Setor de Aviação Civil para a Copa das Confederações. Além das medidas já citadas, o documento inclui a coordenação dos aeroportos, estacionamento extra de aeronaves, definição de processos e fluxos para recepção e desembaraço de passageiros e uma central de acompanhamento de todas as operações realizadas nos principais aeroportos do país no período.

O plano define procedimentos relacionados à recepção dos diferentes públicos, como chefes de Estado, delegações, seleções de futebol e espectadores. A Anvisa estará presente 24h nos aeroportos localizados nas cidades-sede.

A partir dos dados coletados sobre a venda de ingressos para os jogos, a Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias mapeou a capacidade dos aeroportos, avaliando os sistemas de pista de pouso e decolagem, pátio de aeronaves e terminal de passageiros. O manual considerou, ainda, os procedimentos de alfândega e tributação, controle migratório, segurança aeroportuária, vacinas e tratamento de armas.

Com essas informações, foi selecionada uma rede de 33 aeroportos e oito bases aéreas, classificados a partir da respectiva organização para recepção de voos VIP, internacional, doméstico e aviação geral.

Copa das Confederações

A Copa das Confederações acontecerá entre 15 e 30 de junho deste ano. Os jogos serão realizados em Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.

A previsão da Secretaria de Ação Civil é que a maior demanda ocorra nos aeroportos do Rio de Janeiro, que deverão receber 47 mil passageiros para a final do torneio.

Imprensa/Anvisa