Medicamentos Medicamentos

Retornar para página inteira
Voltar

Parceria garante segurança do paciente em hospital gaúcho

$chapeu_da_noticia.getData()

Parceria garante segurança do paciente em hospital gaúcho

Por: ASCOM
Publicado: 05/04/2013 03:00
Última Modificação: 29/04/2016 18:34
$texto_alternativo.getData()
$legenda-imagem.getData()

Há dois anos, a Anvisa é parceira em uma ação inovadora implementada no Hospital Conceição, em Porto Alegre (RS), unidade que integra o Grupo Hospitalar Conceição (GHC). No hospital, são realizadas ações que têm como objetivo reduzir eventos adversos em pacientes.

A parceria da Anvisa com o GHC se insere nas estratégias do Programa Nacional de Segurança do Paciente, lançado no dia 2 de abril, pelo Ministério da Saúde e a Agência. O Programa Nacional torna obrigatório aos hospitais públicos e privados a criação de equipes específicas para fazer cumprir as normas técnicas e prevenir falhas em procedimentos nas unidades de saúde, os chamados Núcleos de Segurança do Paciente.

A Anvisa financiou a iniciativa adotada no Hospital Conceição, que estimula a  qualificação constante do gerenciamento do risco nas unidades de saúde. O resultado desta ação está inserido no Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços em Saúde (OTICS), que busca articular redes de pesquisadores, de gestores e de profissionais para qualificação da formação e da gestão em saúde.

Ao longo dos últimos dois anos, a equipe de Gerenciamento de Risco do Hospital Conceição desenvolveu campanhas de sensibilização entre funcionários para provocar mudanças culturais nas equipes, de modo a estimular o registro de eventos adversos e a busca constante pelo cumprimento das normas técnicas. As ações, que visam criar um ambiente de aprendizado permanente, também envolvem o paciente e os familiares como agentes do cuidado.

“A revisão dos processos de trabalho já existentes e a implementação de novos protocolos possibilitaram um crescimento conjunto que se reflete numa mudança perceptível nas equipes, que já nos procuram, por iniciativa própria, para ampliar as ações preventivas nos seus espaços”, informa Luciane Lindemeyer, coordenadora do projeto de Gerenciamento de Risco do Hospital Conceição.

Em 2012, as iniciativas foram adotadas pela diretoria do Grupo Hospitalar Conceição como parte da Agenda Estratégica da Instituição, que implementou a criação de comissões de gerenciamento de risco nos outros três hospitais do Grupo (Fêmina, Cristo Redentor e Criança Conceição).

A parceria

O Grupo Hospitalar Conceição atende totalmente pelo Sistema Único de Saúde - 100% SUS, abrangendo a população da Zona Norte de Porto Alegre, sendo também referência para muitos municípios gaúchos. Além de quatro hospitais de alta complexidade, é responsável ainda por outros serviços, como 12 postos de saúde comunitária, três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), um Consultório de Rua e um centro de Ensino e Pesquisa para a formação de profissionais de saúde (Escola GHC).

A iniciativa da Anvisa nessa parceria visa garantir o aperfeiçoamento constante dos profissionais, bem como estimula o fortalecimento da confiança nos serviços de saúde, que passam a atuar mais atentos às suas práticas, qualificando o atendimento prestado pelo SUS à população.

Além do projeto de Segurança do Paciente, a Anvisa, em parceria com o OTICIS - Estação Escola GHC, também articulou outras iniciativas no campo da rastreabilidade de medicamentos, na farmacovigilância de medicamentos oncológicos recentemente introduzidos no Brasil, no controle de implantes ortopédicos e na produção de ações de educação preventiva para acidentes com produtos tóxicos. 

Imprensa / Anvisa