Medicamentos Medicamentos

Retornar para página inteira
Voltar

Evento debate regulação de suplementos alimentares

Regulamentação

Evento debate regulação de suplementos alimentares

Rodada de debates inicia discussão das diretrizes sobre proposta regulatória de suplementos alimentares.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 04/07/2017 15:23
Última Modificação: 06/12/2018 11:05

A Anvisa iniciou nesta segunda-feira (3/7) o ciclo de debates sobre as propostas regulatórias de suplementos alimentares. Os impactos e as necessidades de melhorias na proposta de regulamentação das normas dos suplementos foram alguns dos temas discutidos no primeiro encontro. 

Jarbas Barbosa, diretor-presidente da Anvisa, enfatizou o interesse da Agência em rpomover uma discussão ampla sobre as novas normas e a busca por uma concordância internacional no que diz respeito às normas de suplementos alimentares. “Outra questão é trazer uma normatização mais flexível; ter uma resolução da diretoria colegiada (RDC) com os princípios norteadores, mas que haja, também, instruções normativas (IN) que mudem e se adaptem periodicamente”, acrescentou Jarbas. 

Mercado de suplementos alimentares no Brasil 

Nos últimos anos, o mercado de suplementos alimentares apresentou uma perspectiva de crescimento no Brasil. Mesmo sendo um dos maiores mercados em toda a América Latina, não há, na legislação sanitária brasileira, uma regulamentação específica para essa categoria de produtos. O que há, atualmente, são diferentes normas que regulam os mais variados setores, separadamente, como no caso de: suplementos para atletas, alimentos com propriedades funcionais, novo alimento, entre outros. 

Essa situação prejudica o controle sanitário e a gestão do risco dos suplementos, além de criar insegurança jurídica e obstáculos à comercialização. Assim, importante elaborar uma regulamentação que seja capaz de lidar com as características desse mercado, de forma a proteger a saúde da população sem dificultar, contudo, o desenvolvimento do setor e o acesso da população a tais produtos. 

O documento na íntegra pode ser acessado pelo link: Suplementos alimentares Documento de base para discussão regulatória 

 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial e Facebook @AnvisaOficial

Encontrou algum problema nesta notícia? Mande um e-mail para noticias@anvisa.gov.br