Medicamentos Medicamentos

Return to Full Page
Back

Informe - Austrália cancela registro do medicamento Prexige

A agência reguladora australiana Therapeutic Goods Administration (TGA) anunciou o cancelamento do registro do medicamento Prexige (lumeracoxibe), fabricado pelo laboratório farmacêutico Novartis.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fora informada do cancelamento do referido registro, pela Novartis, horas antes do anúncio por autoridades australianas.

No início da próxima semana, a Anvisa informará as medidas que eventualmente serão tomadas, no Brasil, em relação ao medicamento Prexige.

Segundo a Novartis, foram recebidos oito relatos de reações adversas graves ao Prexige relacionadas ao fígado, com registro de duas mortes e dois casos que necessitaram de transplante deste órgão.

O Prexige, que é um antiinflamatório inibidor seletivo da enzima Cox-2, pertence ao mesmo grupo do Vioxx (rofecoxibe) e do Bextra (valdecoxibe), respectivamente retirados do mercado em 2004 e 2005 por motivos de segurança. Nestes casos, porém, as ocorrências não estavam relacionadas ao fígado.

Preocupada com a segurança no uso de medicamentos deste grupo (conhecidos como coxibes), a Anvisa tem permanentemente monitorado possíveis ocorrências de reações adversas associadas a eles.

Até o momento, não foram identificados motivos que levassem a Agência a adotar medidas restritivas à comercialização do Prexige para as indicações e nas doses aprovadas para uso no Brasil.