Medicamentos Medicamentos

Return to Full Page
Back

Informe SNVS/Anvisa/UFARM nº 3, de 12 de setembro de 2006

Redução do efeito anti-plaquetário do Ácido Acetilsalicílico (AAS) associada à administração concomitante de Ibuprofeno

A agência regulatória norte-americana, Food and Drug Administration (FDA), divulgou um alerta dirigido aos usuários de medicamentos e profissionais de saúde informando que a administração de ibuprofeno para alívio da dor e de ácido acetilsalicílico (AAS) ao mesmo tempo pode interferir no efeito anti-plaquetário do ácido acetilsalicílico em baixa dose (81 mg por dia), o que o torna menos efetivo quando utilizado para cardioproteção e prevenção de derrames.

O ibuprofeno é um medicamento utilizado como antiinflamatório, analgésico e anti-pirético, estando presente em formulações vendidas com ou sem prescrição médica no Brasil. Quimicamente, trata-se de um derivado do ácido propiônico e um membro da classe dos medicamentos antiinflamatórios não-esteroidais (AINES).

O FDA divulgou o artigo “Concomitant Use of Ibuprofen and Aspirin: Potential for Attenuation of the Anti-Platelet Effect of Aspirin” com as seguintes conclusões:

    * A implicação clínica desta interação não está clara, porém pode ser importante uma vez que o efeito cardioprotetor do ácido acetilsalicílico, quando utilizado para prevenção secundária do infarto do miocárdio, pode ser minimizado ou anulado.
    * Um impacto negativo sobre a cardioproteção do ácido acetilsalicílico mostra-se improvável a partir de uma dose ocasional de ibuprofeno porque o efeito do ácido acetilsalicílico administrado diariamente possui maior duração.
    * O ibuprofeno administrado pelo menos 30 minutos após ou pelo menos 8 horas antes da administração do ácido acetilsalicílico de liberação imediata parece não interferir no efeito anti-plaquetário do ácido acetilsalicílico.

Os pacientes devem procurar o seu médico e obter mais informação sobre o intervalo de administração do ibuprofeno e do ácido acetilsalicílico, para que ambos possam ser efetivos.

Na busca pela promoção do uso correto e seguro dos medicamentos, a Unidade de Farmacovigilância divulga essa informação e solicita aos profissionais de saúde que notifiquem a suspeita desta interação medicamentosa e de outros problemas relacionados a estes e a outros medicamentos por meio do Formulário de Suspeita de Reação Adversa a Medicamentos.

A contribuição de todos é fundamental na constituição do sistema de monitorização dos medicamentos comercializados no país, pois o acúmulo de informações norteia as ações regulatórias no mercado farmacêutico brasileiro.

Referências consultadas:
http://www.fda.gov/medwatch/safety/2006/safety06.htm#aspirin

New Information for Healthcare Professionals Concomitant Use of Ibuprofen and Aspirin

Concomitant Use of Ibuprofen and Aspirin: Potential for Attenuation of the Anti-Platelet Effect of Aspirin