Medicamentos Medicamentos

Return to Full Page
Back

Anvisa divulga registro de implantes

Próteses

Anvisa divulga registro de implantes

Apresentação do sistema de Registro Nacional de Implantes (RNI) acontecerá na Feira Hospitalar, em São Paulo, nesta quarta-feira (23/5), às 11h.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 22/05/2018 17:48
Última Modificação: 22/05/2018 18:45

Diretores, gerentes e técnicos da Anvisa participam esta semana da 25ª edição da Feira Hospitalar, considerada como o maior evento das Américas para lançamentos voltados aos serviços de saúde e uma programação científica diversificada em jornadas, congressos e palestras.

Empresas e palestrantes de mais de 90 países estarão em São Paulo entre os dias 22 e 25 de maio para a Feira Hospitalar, que acontecerá no Expo Center Norte.

A Anvisa lançará durante a Feira Hospitalar o Registro Nacional de Implantes (RNI), no dia 23/5, quarta-feira, a partir das 11h. A Agência também participará de um dos eventos científicos, a IX Jornada de Ação em Política Industrial e Regulação para Produtos da Saúde.

O diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, participou como palestrante da cerimônia de abertura da Feira Hospitalar nesta terça-feira (22/5).

“Em várias oportunidades, durante o evento, nossos técnicos estarão explicando inovações e novos modelos regulatórios e mudanças que têm sido realizadas de maneira a propiciar que o setor tenha este contato direto, tire dúvidas”, afirmou Jarbas Barbosa. “Para que tenhamos a Anvisa e o setor regulado trabalhando em maior consonância.”

Implantes

O Registro Nacional de Implantes (RNI) é um sistema de informação para cadastro de procedimentos cirúrgicos de implantação de próteses osteo-articulares (quadril e joelho) e de stent coronariano. O lançamento acontecerá no Auditório 10, do 2º Mezanino do Expo Center Norte, com a participação do diretor de Controle e Monitoramento da Anvisa, William Dib.

Com as informações do sistema RNI será possível gerar informações sobre próteses e stents implantados, das técnicas cirúrgicas utilizadas, do perfil dos pacientes e dos serviços de saúde envolvidos. Esses dados serão úteis para aprimorar a regulação dos produtos implantáveis, bem como indicar as melhores condutas terapêuticas e os materiais mais adequados.

O sistema RNI foi desenvolvido pela Anvisa em parceria com a Universidade de Santa Catarina (UFSC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Posteriormente, o RNI poderá, ainda, ser ampliado para a inclusão de outros procedimentos e produtos implantáveis.

A implantação do sistema RNI nos serviços de saúde ocorrerá de forma gradual.  No primeiro momento, será de forma voluntária e com a adesão dos hospitais que participaram do teste-piloto ocorrido na fase de desenvolvimento do sistema.

Gradativamente, o RNI será disponibilizado para outros serviços de saúde, com a perspectiva de que em médio prazo, sua adesão seja compulsória pelos serviços de saúde, sejam eles públicos, privados, filantrópicos, civis ou militares, incluindo aqueles que exercem ações de ensino e pesquisa.

Jornada

Os gestores e técnicos da Anvisa estarão também na IX Jornada de Ação em Política Industrial e Regulação para Produtos da Saúde 2018, realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalar e de Laboratórios (Abimo).

Os palestrantes da Anvisa vão abordar aspectos regulatórios de registro, a Auditoria Única de Dispositivos Médicos e o que a Agência tem feito para assegurar a qualidade dos produtos e ações de fiscalização para impedir que produtos falsificados entrem no mercado.

Esse evento acontecerá no 1º Andar do Expo Center, nos Auditórios 2 e 3.

Saiba Mais:

Lançamento do Sistema Registro Nacional de Implantes – RNI

IX Jornada de Ação em Política Industrial e Regulamentação em Saúde

 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial e Facebook @AnvisaOficial