Medicamentos Medicamentos

Return to Full Page
Back

Agência discute proposta de guia para avaliação de probióticos

ALIMENTOS

Agência discute proposta de guia para avaliação de probióticos

A minuta do documento será apresentada em reunião nesta quinta-feira (31/1), em Brasília. Guia deve orientar empresas na elaboração de dossiê técnico-científico.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 30/01/2019 19:15
Última Modificação: 08/02/2019 19:00

A transmissão ao vivo foi interrompida por questões técnicas e a íntegra do evento será disponibilizada posteriomente

A Anvisa promove, nesta quinta-feira (31/1), uma discussão sobre o processo de avaliação de probióticos para uso em alimentos. A iniciativa é uma continuidade das ações para melhoria do processo de análise de petições para regularização de produtos na área de alimentos. O evento será realizado no auditório da Agência, em Brasília (DF).

Na ocasião, será apresentada a Minuta de Guia para Instrução Processual de Petição de Avaliação de Probióticos para Uso em Alimentos. O objetivo do documento é fornecer orientações sobre a instrução de petições para avaliação dos probióticos, considerando os requisitos para comprovação de segurança e dos benefícios à saúde estabelecidos na Resolução da Diretoria Colegiada – RDC 241/2018.

Os critérios definidos na RDC 241/2018 não esgotam todos os aspectos procedimentais necessários para a instrução do processo de avaliação. O Guia pretende abordar, de forma mais específica, as orientações ao setor regulado em relação à elaboração de um dossiê técnico-científico.

O documento contempla as discussões e as contribuições recebidas durante o processo de construção da legislação sobre probióticos. Sua realização contou com a participação de pesquisadores especializados em avaliação de força de evidência, envolvidos na elaboração das diretrizes adotadas pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O evento será um momento para identificação de oportunidades de melhoria na proposta de guia que ainda será submetida a consulta pública.

Próximos passos

Após a reunião, a elaboração do guia seguirá o fluxo regulatório previsto pela Anvisa para este tipo de documento. Esse fluxo inclui a publicação do texto no portal da Agência e sua permanência em consulta pública pelo período de 1 ano.

Como o guia é um documento recomendatório, mesmo que esteja em consulta pública suas recomendações já estarão valendo desde o primeiro dia da sua publicação no portal.

Confira a Minuta de Guia para Instrução Processual de Petição de Avaliação de Probióticos para Uso em Alimentos que será apresentada.

Programação do evento

Horário

Programação

9h

Abertura

Alessandra Bastos diretora da Anvisa

Thalita Lima – gerente geral de Alimentos

9h30

Apresentação

Introdução, componentes da instrução processual, comprovação de identidade e segurança

(Partes 1,2,3, 4 e 5 do Guia)

Lígia L. Schreiner gerente de Avaliação de Riscos e

Eficácia

10h30

Discussão

(Partes 1,2,3, 4 e 5 do Guia)

12h

Intervalo para o almoço

13h

Apresentação

Comprovação do benefício e conclusão do dossiê técnico-científico

(Partes 6 e 7 do Guia)

Érica Barbosa Camargo pesquisadora da Fiocruz

Lígia L. Schreiner gerente de Avaliação de Riscos e

Eficácia

15h

Discussão

(Partes 6 e 7 do Guia)

17h

Encerramento

Thalita Lima – gerente geral de Alimentos

Lígia L. Schreiner – gerente de Avaliação de Riscos e

Eficácia

 

 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial e Facebook @AnvisaOficial