Anvisa divulga perfil analítico de laboratórios da rede
Nova versão tem painel interativo que facilita o acesso a informações sobre ensaios realizados em produtos sujeitos à vigilância sanitária e de interesse à saúde.A Anvisa publicou o Perfil Analítico da Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária – RNLVISA. A publicação, que tem o objetivo de disponibilizar informações sobre a capacidade analítica dos laboratórios que compõem a Rede, contempla os 27 Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens), sendo um de cada estado da federação e no Distrito Federal, o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e alguns laboratórios municipais.
A novidade desta edição é a apresentação dos laboratórios em um painel interativo, que facilita a localização de informações sobre os ensaios realizados em produtos sujeitos à vigilância sanitária e de interesse à saúde, como cosméticos, saneantes, medicamentos, insumos farmacêuticos, sangue, componentes e hemoderivados, água, alimentos, produtos e serviços de saúde. A consulta ao perfil pode ser realizada por categoria de produto de interesse sanitário, tipo de ensaio, estado ou laboratório.
Histórico
A publicação, que teve sua primeira versão elaborada em 2012, é uma ferramenta de gestão que possibilita a conformação de sub-redes analíticas de vigilância sanitária para o atendimento das atividades de rotina. Possibilita, ainda, a elaboração de programas e projetos de avaliação analítica de produtos ou serviços, para promover investigações sobre desvio de qualidade e monitoramento de produtos, bem como para a realização de pesquisas pela vigilância sanitária sobre as instituições que procedem às análises laboratoriais de seu interesse.
As informações do Perfil Analítico são de uso dos trabalhadores e dos gestores do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) e dos cidadãos interessados na qualidade dos produtos sujeitos à vigilância sanitária. Consulte também a versão anterior: Perfil Analítico 2016.
Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial e Facebook @AnvisaOficial