Medicamentos Medicamentos

Retornar para página inteira
Voltar

Formol não pode ser utilizado em alisantes de cabelos

ALISANTES

Formol não pode ser utilizado em alisantes de cabelos

Em contato com a pele, o formol pode causar irritação, queimadura, descamação e até queda de cabelo, entre outros danos.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 17/12/2019 16:21
Última Modificação: 14/01/2020 14:25

No Brasil, o uso do formol não é permitido como alisante capilar. Entretanto, 35% dos fiscais de Vigilâncias Sanitárias de estados e municípios que participaram de uma pesquisa da Anvisa sobre este tema, divulgada no início do ano, relataram ter constatado o uso irregular de formol em alisantes.

Por isso, a população precisa estar atenta aos riscos do uso irregular dessa substância em salões de beleza. Leia, a seguir, um ponto a ponto sobre o tema:

1 – O que são alisantes?

Resposta: Os alisantes são produtos cosméticos que modificam a estrutura química capilar para relaxar, alisar ou ondular os cabelos com duração do efeito após o enxague.

Todos os alisantes capilares, inclusive os importados, devem ser registrados. Alisantes sem registro estão irregulares e podem causar danos à córnea, queimaduras graves no couro cabeludo, quebra dos fios e queda dos cabelos.

2 – Como identificar se um alisante é seguro?

Resposta: Verifique se a embalagem do produto contém o número de Autorização de Funcionamento da Empresa (AFE) e o número do processo, que corresponderá ao número de registro do produto. Todos os alisantes capilares, inclusive os importados, devem ser registrados. Alisantes sem registro estão irregulares.

3 – Quais os riscos da utilização de um alisante sem registro?

Resposta: Produtos sem registro podem causar danos à córnea, queimaduras graves no couro cabeludo, quebra dos fios e queda dos cabelos.

4 – Formol pode ser utilizado em alisantes de cabelo?

Resposta: Não. O formol não pode ser utilizado como alisante capilar. Adicionar formol a esses produtos é infração sanitária (adulteração ou falsificação) e crime hediondo, de acordo com o art. 273 do Código Penal.

5 – Quais os riscos para a saúde do uso indevido do formol em alisantes de cabelo?

Resposta: O uso indevido de formol em alisantes de cabelo pode causar diversos males à saúde, como: irritação, coceira, queimadura, inchaço, descamação e vermelhidão do couro cabeludo, queda do cabelo, ardência dos olhos e lacrimejamento, falta de ar, tosse, dor de cabeça, ardência e coceira no nariz.

Exposições constantes podem deixar a boca amarga e causar dor de barriga, enjoo, vômito, desmaio, feridas na boca, narina e olhos, e câncer nas vias aéreas superiores (nariz, faringe, laringe, traqueia e brônquios), podendo até levar à morte.

6 – Existem outras substâncias que também são utilizadas de forma irregular para alisar cabeços?

Resposta: Sim. O glutaraldeído (glutaral), devido à semelhança química com o formol, também tem sido utilizado de forma irregular como alisante de cabelo. Os riscos para a saúde associados ao uso do glutaral de forma irregular são os mesmos do formol.

7 – Alisantes podem ser utilizados em crianças?

Resposta: Não existem alisantes capilares destinados ao público infantil. Os produtos para alisamento capilar são indicados, exclusivamente, para adultos. O uso de alisantes em crianças é proibido.

8 – Quais os cuidados que devem ser observados antes do uso de um alisante?

Resposta: Após constatar que o alisante é registrado na Anvisa, leia atentamente as instruções de utilização do produto e observe as advertências que constam na embalagem.

9 – O que devo observar no rótulo de alisantes de cabelo?

Resposta: O rótulo de um produto alisante deve conter as seguintes frases:

  • Este preparado somente deve ser usado para o fim a que se destina, sendo PERIGOSO para qualquer outro uso.

  • Não aplicar se o couro cabeludo estiver irritado ou lesionado.

  • Manter fora do alcance das crianças.

  • Não usar em crianças.

  • Para o uso em grávidas e lactantes, consultar um médico.

  • Aplicar o produto a meio centímetro da raiz.

  • Incluir o teste de mecha.

Obs.: Produtos que tiverem derivados de ácido glioxílico (como, por exemplo, Glyoxyloyl Keratin Amino Acids e Glyoxyloyl Carbocysteine) em sua composição deverão apresentar também a frase: "Aplicações repetidas podem causar queda ou alterar a coloração dos cabelos".

10 – Onde posso consultar os alisantes de cabelo registrados?

Resposta: Para saber se um alisante de cabelo é registrado na Anvisa, basta clicar aqui. Essa consulta também pode ser realizada aqui.

É preciso ter em mãos uma das seguintes informações: número do processo ou número de registro, nome do produto, nome da empresa detentora do registro ou CNPJ.

11 – Quais procedimentos e métodos para alisamento capilar devem ser registrados?

Resposta: Procedimentos e métodos para alisamento capilar, como escovas inteligente, definitiva e de chocolate, não são regulamentados pela Anvisa. A Agência registra somente os produtos que serão utilizados. Entretanto, todos os salões de beleza devem ser licenciados pela Vigilância Sanitária local.

Veja a seguir o que a coordenadora de Serviços de Interesse para a Saúde da Anvisa, Alice Souza, explica sobre o tema no programa Papo Expresso:

Veja também as orientações do gerente de Vigilância Pós-Uso de Cosméticos da Anvisa, Leonardo Leitão:

Leia mais:

Formol: pesquisa revela uso irregular

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook @AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial