Medicamentos Medicamentos

Return to Full Page
Back

Gerência Geral de Alimentos divulga resultados de 2019

BALANÇO

Gerência Geral de Alimentos divulga resultados de 2019

Redução do tempo de análise, recorde nos processos regulatórios e melhoria da comunicação com a sociedade resumem os avanços obtidos em 2019.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 06/02/2020 17:12
Última Modificação: 07/02/2020 00:48

A Anvisa divulgou, nesta quinta-feira (6/2), o Relatório de Gestão da Gerência Geral de Alimentos (GGALI), que traz o balanço dos resultados obtidos em 2019. As informações foram organizadas considerando três objetivos específicos: regularização, com foco na adoção de procedimentos cada vez mais eficientes e proporcionais ao risco; regulamentação, buscando a atualização, a coerência e a convergência do marco normativo de alimentos; e comunicação com a sociedade, visando o aprimoramento da qualidade do atendimento aos diferentes públicos e o alto nível de satisfação dos usuários.

Resultados positivos

De acordo com o documento, o ano passado foi marcado pelo início de uma reestruturação interna que trouxe impactos positivos, como redução do tempo de análise, recorde nos processos regulatórios e melhoria da comunicação com a sociedade.

Para as petições de registro e pós-registro, a área obteve redução do tempo médio para a primeira manifestação, atingindo a média de 147 dias e 54 dias, respectivamente. Excluindo as petições de probióticos, que foram sobrestadas em razão da transição das regras de suplementos alimentares, o tempo médio da primeira manifestação de registro para as demais categorias de alimentos caiu para 57 dias. Esses valores representam uma redução de cerca de 50% em comparação com o ano anterior.

Os dados também são positivos para as petições de avaliação de segurança e eficácia. Entre 2018 e 2019, a área obteve uma redução de 229 dias para a primeira manifestação, mesmo com o aumento de 100% na entrada de pedidos.

Regulação

De acordo com o Relatório de Gestão, em 2019 a área de alimentos obteve recordes no campo da regulação sanitária. Ao todo, foram publicados 12 atos normativos, que incluem Resoluções da Diretoria Colegiada (RDCs) e Instruções Normativas (INs), o que representa quase o dobro do que foi obtido em 2018.

Também houve aumento na quantidade de iniciativas regulatórias para melhoria das normas para a sociedade e o setor. No total, foram registradas 11 iniciativas em 2019, refletindo em um aumento de 120% em comparação com 2018.

Outro dado importante foi o número recorde de consultas públicas (CPs). De acordo com a GGALI, em 2019 houve a realização de nove CPs, o triplo de 2018. Cabe destacar, ainda, o crescimento no número de Diálogos Setoriais, que passaram de sete para 11 em dois anos (2018/2019).

Confira mais detalhes: Área de alimentos registra avanços em 2019

Comunicação com a sociedade

Nas ações voltadas para a melhoria da comunicação, a área também manteve seu compromisso de responder à sociedade com celeridade e qualidade. Foram quase 9 mil questionamentos durante o ano, sendo que 99,5% foram respondidos dentro do prazo.

Para a titular da GGALI, Thalita Lima, os resultados positivos são atribuídos às melhorias internas nos processos de trabalho e ao comprometimento da equipe. “O ano de 2019 foi dedicado a incorporar uma nova dinâmica de trabalho, definindo fluxos e reposicionando responsabilidades. O trabalho articulado e cooperativo entre as gerências e o esforço dos servidores foram importantes para obtermos esses ótimos resultados”, avalia a gerente geral.

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook @AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial