Conhecimento e Inovação na Regulação Sanitária

24 a 27 de outubro de 2016

 

Disseminação da informação técnica e promoção de iniciativas que desenvolvam um pensamento crítico voltado para as necessidades do setor produtivo e da saúde no país. A 6ª Semana do Conhecimento da Anvisa chega com uma proposta de repensar o modo de fazer regulação e vigilância sanitária no país.

Chegou a hora de uma nova cultura organizacional, inovadora e criativa, para que a Agência ofereça à sociedade respostas mais ágeis, em um mundo em constante transformação.

Mais do que possuir os conhecimentos mais avançados, a Anvisa precisa se antecipar às tecnologias do amanhã. Por isso a 6ª Semana do Conhecimento tem como tema central o “Conhecimento e Inovação na Regulação Sanitária”.

 

Inscrições

Inscrições

Saiba como se inscrever nas atividades da Semana do Conhecimento

Programação

Cultural e Científica

Conheça a programação da sexta edição da Semana do Conhecimento da Anvisa

Palestrantes e moderadores

Palestrantes e moderadores

Confira a lista completa dos palestrantes e moderadores que irão participar do evento

Últimas informações Últimas informações

Back

Painel traz futuros desafios das agências sanitárias

Regulação

Painel traz futuros desafios das agências sanitárias

Parceiro da Food and Drug Administration (FDA) e representante da Swissmedic apresentaram desafios do futuro da regulação internacional e os impactos na saúde pública.
Publicado: 27/10/2016 13:13
Última Modificação: 26/07/2018 09:17

Quais são os desafios que a Anvisa e outras agências reguladoras do planeta enfrentarão em um mundo altamente globalizado e interconectado? O médico e consultor tecnológico da Food and Drug Administration (FDA), Asif Dhar, e Petra Doerr, diretora executiva da Swissmedic, apresentaram medidas que demonstram iniciativas de inserção das agências no ambiente regulatório atual. Com a mediação de Erika Mattos, da Gerência de Regulamentação e Boas Práticas Regulatórias da Anvisa, a palestra revelou boas práticas internacionais e demonstrou como o desenvolvimento tecnológico pode influenciar positivamente o trabalho das agências reguladoras.

Durante a palestra que ocorreu na manhã desta quinta-feira (27/10) na Semana do Conhecimento, a interseção entre inovações tecnológicas e as regulações sanitárias mereceu destaque. De acordo com Asif Dhar, os desafios das agências reguladoras requerem respostas que alinhem novas tecnologias e softwares à saúde e bem-estar do cidadão.

Dhar apresentou os desafios e oportunidades que a tecnologia pode trazer e como ela influencia no desenvolvimento e atenção à saúde básica. Com o auxílio de aparelhos eletrônicos e aplicativos, os dados dos usuários são obtidos de forma que eles se tornem pacientes sem nem mesmo precisarem se deslocar a um consultório. “Tenho um aparelho que mede meus batimentos cardíacos, o ritmo da minha respiração e que faz a contagem de passos que dou. Tudo isso está acessível por meio da tecnologia, na minha mão”, conta Dhar. Diante desse cenário, ele acrescentou, ainda, os desafios desta regulação colaborativa: “como regular aplicativos e softwares que se atualizam constantemente, especialmente agora que cidadãos tomam papeis importantes como reguladores?” finaliza.

Já Petra Doerr destacou que, para que a cooperação aconteça, é necessário um trabalho três níveis: reconhecimento, compartilhamento e construção de confiança. “O compartilhamento de experiências ajuda quando o mesmo trabalho não se duplica, mas se multiplica, evitando um gasto de tempo desnecessário” afirma Doerr. Ela ainda ressaltou que a transparência, o respeito, a igualdade e a abertura são princípios que possibilitam o diálogo com indústrias farmacêuticas globais e a atenção a novas tecnologias e suas complexidades.