Palestrantes e Moderadores


Palestra de abertura - 24 de outubro, segunda-feira, 10h00 às 12h00 Palestra de abertura - 24 de outubro, segunda-feira, 10h00 às 12h00

Drauzio Varella

Drauzio Varella

Médico cancerologista formado pela Universidade de São Paulo (USP). Nasceu em São Paulo em 1943. Foi um dos fundadores do Curso Objetivo, onde lecionou química durante muitos anos. No início dos anos 70, trabalhou com o professor Vicente Amato Neto na área de moléstias infecciosas do Hospital do Servidor Público de São Paulo. Durante 20 anos, dirigiu o serviço de Imunologia do Hospital do Câncer e, de 1990 a 1992, o serviço de Câncer no Hospital do Ipiranga, na época pertencente ao Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps). Foi um dos pioneiros no tratamento da AIDS no Brasil, especialmente do sarcoma de Kaposi. Na Amazônia, região do baixo rio Negro, dirige um projeto de bioprospecção de plantas brasileiras com o intuito de obter extratos para testá-los experimentalmente em células tumorais malignas e bactérias resistentes aos antibióticos. O projeto, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), é realizado nos laboratórios da Universidade Paulista (Unip) em colaboração com o Hospital Sírio-Libanês.

24 de outubro, segunda-feira, 14h00 às 16h00 24 de outubro, segunda-feira, 14h00 às 16h00

Edina Koga Silva

Edina Koga Silva

Graduada em medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em 1982. Mestrado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Unifesp em 1989, treinamento em Epidemiologia Clínica pelo International Clinical Epidemiology Network (Inclen) em 1994 e doutorado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Unifesp em 1996. Atualmente é pesquisadora do Centro Cochrane do Brasil, professora associada da disciplina de Medicina de Urgência e Medicina Baseada em Evidências da Unifesp e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Baseada em Evidências daquela Universidade. Tem experiência na área de medicina, com ênfase em Medicina Baseada em Evidências e Pediatria.

Leila Posenato Garcia

Leila Posenato Garcia

Técnica de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Editora geral da Revista Epidemiologia e Serviços de Saúde da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Doutora em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (2008), Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), Especialista em Biossegurança pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Colabora de forma voluntária como orientadora de mestrado e doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Brasília. Tem mais de 40 artigos e capítulos de livros publicados.

Capitão Alcimar Rangel

Palestrante

Capitão Alcimar Rangel

É assessor do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (DSIC/GSI-PR). Confira aqui o perfil completo.

25 de outubro, terça-feira, 09h00 às 10h30 25 de outubro, terça-feira, 09h00 às 10h30

Marcus Navarro

Marcus Navarro

Doutor em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA) desde 2007 e mestre em Física pelo Instituto de Física (IF/UFBA) desde 1999, onde também realizou o bacharelado em Física (1995) e a licenciatura em Física (1994). Atualmente é professor associado do Instituto Federal da Bahia (IFBA), onde coordena o Laboratório de Física Radiológica (Lafir) e os Laboratórios de Certificação e Calibração (LabProSaúde) do IFBA. Pesquisador em Física Radiológica (Radiologia intervencionista, Radioterapia, Radiodiagnóstico, e Medicina Nuclear), Vigilância à Saúde (Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador) e Gerenciamento de Riscos. Tem experiência em desenvolvimento tecnológico, inovação e cooperação técnica nestas áreas.

Raquel Ribeiro Bittencourt

Raquel Ribeiro Bittencourt

Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Catarina, com habilitação em Análises Clínicas e especialização em Administração Hospitalar e Empreendimentos de Saúde pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Dirige a Vigilância Sanitária do Estado, órgão em que iniciou a vida profissional como funcionária do Laboratório Industrial Farmacêutico. Participou das ações e políticas que precederam a implantação do SUS em Santa Catarina, gerenciando a distribuição de medicamentos básicos e dirigindo o Laboratório Central de Saúde Pública. Primeira mulher a presidir o Conselho Regional de Farmácia do Estado. Hoje, à frente da vigilância sanitária catarinense, participa do debate nacional para construção da Política de Vigilância em Saúde.

Geraldo Luchese

Geraldo Luchese

Graduado em farmácia e bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialização em Saúde Pública e Saúde Comunitária. Mestre em Saúde Pública - área de planejamento - pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fundação Oswaldo Cruz. Doutor em Saúde Pública - área políticas públicas - pela mesma Escola. Farmacêutico microbiologista do extinto Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps), atuando no Hospital Getúlio Vargas. Sanitarista do Ministério da Saúde e da Fundação Nacional de Saúde, atuando no setor de desenvolvimento de recursos humanos para a saúde. Gerente de Projetos da Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Consultor legislativo aposentado da Câmara dos Deputados no núcleo da saúde.

25 de outubro, terça-feira, 10h45 às 12h15 25 de outubro, terça-feira, 10h45 às 12h15

Martin Harvey Allchurch

Martin Harvey Allchurch

Presidente da European Medicines Agency (EMA). Formado em Direito pela Universidade de Dundee, no Reino Unido, e Vrije Universiteit Brussel, na Bélgica. Consultor de Assuntos Europeus em Bruxelas entre 1992 e 1995. Entrou para a equipe legal do EMA em setembro de 1995. Chefiou o Escritório do Diretor Executivo de 2004 a 2012. Nomeado Chefe de Comunicação em fevereiro de 2012. Passou a fazer parte da equipe de Assuntos Internacionais da Agência em novembro de 2014. É membro do Conselho Consultivo DIA para a Europa, Médio Oriente e África.

Philip M. Budashewitz

Philip M. Budashewitz

Graduado em Farmácia. Possui mestrado em Relações Internacionais, além de uma vasta experiência nacional e internacional na área da saúde pública, investigação biomédica, ensaios clínicos, farmacêuticos e também em qualidade dos alimentos. Já ocupou vários cargos no Food and Drug Administration (FDA), bem como na indústria farmacêutica. Mantém um histórico comprovado de sucesso trabalhando com governos, organizações multilaterais, organizações não governamentais, universidades, grupos profissionais e pacientes.

Marcelo Vogler de Moraes

Marcelo Vogler de Moraes

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (1993), habilitação em Bioquímica (Análises Clínicas) e habilitação em Farmácia Industrial, ambas pela Universidade Federal Fluminense (1995). É ocupante do cargo de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Anvisa e atualmente ocupa o cargo de gerente-geral da Gerência-Geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária.

26 de outubro, quarta-feira, 09h00 às 10h30 26 de outubro, quarta-feira, 09h00 às 10h30

Marcela Buscato

Marcela Buscato

Formada em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Especialista em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP). Editora de Saúde & Comportamento da revista Época, a revista semanal de informação do Grupo Globo.

Johanna Duarte Nublat

Johanna Duarte Nublat

Graduada em jornalismo pela Universidade de Brasília (UNB) em 2004. Escreveu para o jornal Folha de São Paulo a reportagem "Projetos na Câmara podem pôr fim à proibição de fumo com sabor", matéria ganhadora do primeiro lugar na categoria reportagem de mídia impressa da edição 2012 do prêmio "Vital Aire Vital", da Fundação Interamericana do Coração.

André Falcão

André Falcão

Formado em Jornalismo, com especialização em Saúde Coletiva. Mestre em Comunicação e Sociedade. Trabalhou com planejamento e gestão estratégica de comunicação em organizações e em redes de cooperação institucional; comunicação e mobilização social aplicadas à proteção e promoção à saúde; e comunicação em situações de emergência de saúde pública. É jornalista do Senado Federal, onde integra a equipe da Agência e Jornal do Senado.

26 de outubro, quarta-feira, 10h45 às 12h15 26 de outubro, quarta-feira, 10h45 às 12h15

Eliezer Silva

Eliezer Silva

Graduado em Medicina pela UFSC (1989), mestrado em Ciências Médicas pela UFSC (1994) e doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Unifesp (1998). No ano de 2005 concluiu pós-douramento na Universidade do Colorado (EUA) e em 2006 foi aprovado no concurso de Livre Docência na USP. Em 2008, concluiu o MBA Executivo em Gestão de Saúde Einstein - Insper. Atualmente é gerente-médico do Hospital Israelita Albert Einstein e professor dos cursos de pós-graduação da Disciplina de Anestesiologia, da USP e da Disciplina de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental , da Unifesp.

Paulo Chapchap

Paulo Chapchap

Graduado em medicina da USP. Bolsista de investigação e professor assistente visitante do departamento de transplante de fígado da Universidade de Pittisburgh (EUA). Doutor em clínica cirúrgica pela USP. Membro do Conselho da Sociedade Internacional de Transplante Hepático. Antes de assumir a Superintendência de Estratégia Corporativa do Hospital Sírio-Libanês, foi membro do Conselho de Administração. Atualmente, é diretor do Programa de Transplante de Fígado do hospital. Líder de uma equipe pioneira no Brasil em transplantes pediátricos intervivos. Pró-reitor de cursos de pós-graduação stricto sensu. Presidente do Conselho de Ensino e Pesquisa do Instituto Sírio-Libanês e membro do Conselho de Administração da Associação Nacional dos Hospitais Privado (Anahp).

Gustavo dos Santos Fernandes

Gustavo dos Santos Fernandes

Graduado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Residência Médica em Clínica Médica pela Universidade de São Paulo (USP). Residência Médica em Hematologia pela Universidade de São Paulo (USP). Residência Médica em Oncologia Clínica pelo Hospital Sírio-Libanês. Diretor técnico do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês Unidade Brasília. Presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) biênio 2015/2017. Membro da American Society of Clinical Oncology (ASCO). Conselheiro do CRM de 2013/2018. Membro (Suplente) da Comissão Científica em Vigilância Sanitária (CCVISA-Anvisa).

27 de outubro, quinta-feira, 08h30 às 10h00 27 de outubro, quinta-feira, 08h30 às 10h00

Asif Dhar

Asif Dhar

Médico formado pela Universidade de Illinois. Mestre em Administração de Negócios pela Universidade de Chicago Booth School of Business e bacharel em Artes pela Universidade de Chicago.É um dos principais parceiros de serviços de cliente para o Food and Drug Administration (FDA). Auxiliou no desenvolvimento de soluções para a empresa Deloitte que permitem que os clientes desenvolvam estratégias inovadoras para melhorar os resultados clínicos e descobertas terapêuticas. Também é responsável pela estratégia de produtos da ConvergeHEALTH.

Córdula Landgraf

Córdula Landgraf

Autoridade Reguladora da Suíça em representação do Consórcio Internacional ACSS (Austrália, Canadá, Suíça e Cingapura). Formada pela The Goethe University Frankfurt.

Quarta Diretoria

Quarta Diretoria

Fernando Mendes Garcia Neto

Cirurgião dentista graduado pela Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro. Diretor desde 2015. Veja o perfil completo.

27 de outubro, quinta-feira, 11h15 às 13h00 - Mesa redonda 27 de outubro, quinta-feira, 11h15 às 13h00 - Mesa redonda

Jarbas Barbosa da Silva Júnior

Jarbas Barbosa da Silva Júnior

Diretor-presidente, Diretor de Gestão Institucional e Diretor de Coordenação e Articulação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária da Anvisa. Médico graduado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desde 1981. Possui especialização em Saúde Pública e em Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública, além de mestrado em Ciências Médicas e doutorado em Saúde Coletiva, títulos obtidos pela Universidade Estadual de Campinas em 1995 e 2004, respectivamente. Iniciou sua trajetória no Sistema Único de Saúde (SUS) em 1982, como médico da Secretaria de Estado de Saúde de Pernambuco, sendo alçado à Coordenador do Programa Estadual de DST-Aids em 1987. Foi nomeado Secretário Municipal de Olinda (PE) em 1993 e, em 1995, galgou ao cargo de Secretário Estadual de Saúde de Pernambuco.

Fernando Mendes Garcia Neto

Fernando Mendes Garcia Neto

Diretor de Regulação Sanitária e Diretor de Autorização e Registro Sanitários da Anvisa. Cirurgião dentista graduado pela Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro. Foi docente do Departamento de Materiais Dentários e Prótese da Universidade de São Paulo. Iniciou sua trajetória no SUS exercendo diferentes cargos na Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto (SP).Atuou no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), do Ministério da Saúde, como Coordenador Geral de Gestão de Projetos. Também foi Coordenador Geral de Fomento e Cooperação Técnica e Diretor Substituto. Em 2011, atuou na Anvisa como gerente da Gerência de Sistemas de Informação e, em 2014, com Adjunto de Diretor da Diretoria de Coordenação e Articulação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.