William Dib


Diretor-presidente

Diretor da Primeira Diretoria

1º mandato: 27/12/2016 a 21/12/2019

 

William Dib é médico, cardiologista, especialista em Saúde Pública e Administração Hospitalar.

Iniciou sua trajetória profissional como médico na Prefeitura de São Bernardo e médico perito do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Secretário de Saúde de São Bernardo (SP), em mais de uma oportunidade, William Dib teve participação decisiva na adesão daquele município às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em meados de 1985, como secretário de Saúde de São Bernardo, Dib participou, a convite do então ministro da Previdência, Waldir Pires, do planejamento da Ações Integradas de Saúde (AIS), criada pelo extinto Conselho Nacional de Administração de Saúde Previdenciária (Conasp), visando otimizar os recursos, a universalização e a descentralização da saúde pública.

O principal fruto das AIS foi sua consolidação com o Sistema Unificado de Descentralização da Saúde (SUDS) em 1987, e com a criação do SUS, na Constituição Federal de 1988, William Dib ajudou a instituir a Associação dos Secretários Municipais de Saúde, que hoje tem assento no Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Consequência direta desses eventos que antecederam a criação do SUS, a cidade de São Bernardo do Campo, da qual Dib era secretário de Saúde, foi pioneira na implantação das diretrizes fundamentais do SUS, como a municipalização, a participação popular e a implantação do programa de saúde da família.

Sua carreira política começa em 1992, quando William Dib foi eleito vereador por São Bernardo do Campo. No ano 2000 foi eleito vice-prefeito na chapa majoritária. No ano de 2003, assumiu, pela primeira vez, o cargo de prefeito.  No ano seguinte foi eleito prefeito com 76,37% dos votos válidos. Tornou-se, assim, o prefeito mais votado da história do município e das cidades com mais de 200 mil eleitores no país.

Em 2008, William Dib recebeu o prêmio entre os 100 Melhores Prefeitos das América, do Instituto Certificação Internacional Município e Cidadania, de Brasília, além do prêmio Prefeito Empreendedor (2005).

Em 2010, Dib foi eleito deputado federal de São Paulo com 113.827 votos. Ele é diretor da Anvisa desde dezembro de 2016, com mandato de três anos.

Em 21 de setembro de 2018 foi nomeado diretor-presidente da Agência.

Diretor-presidente/Primeira Diretoria

Fri Mar 29 11:19:51 BRT 2024

    Nenhum compromisso hoje
  ACESSE TODAS AS AGENDAS