Alertas Alertas

Voltar

Alerta 1259

Área: GGMON

Número: 1259

Ano: 2013

Resumo:

ALERTA DE SEGURANÇA PARA LENTES DE CONTATO DESCARTÁVEIS DE USO ÚNICO


Identificação do produto ou caso:

LENTES DE CONTATO DESCARTÁVEIS DE USO ÚNICO. Todos os registros concedidos pela ANVISA.


Problema:

Quando da utilização do produto, sem que sejam observadas rigorosamente as instruções fornecidas pelo fabricante, podem ocorrer eventos adversos graves com o usuário.


Ação:

Os usuários desse tipo de produto devem cercar-se de toda a segurança no que se refere à atenta observação das instruções de uso que acompanha o produto, evitando adquirir produtos fracionados que não as possuam.


Histórico:

O fabricante das lentes descartáveis de uso único informa, em suas instruções de uso, quais são as indicações, contraindicações, reações adversas, advertências e precauções quando do uso do produto. A não observância dos cuidados recomendados pode levar a ocorrência de problemas oftalmológicos graves, chegando, em alguns casos, à perda da visão. O uso contínuo, o uso além do limite recomendado pelo fabricante (trata-se de lentes de uso único), o uso sem observar os cuidados de higiene necessários quando de sua manipulação, aumenta, significativamente, a ocorrência de eventos adversos. Lentes descartáveis de uso único não devem ser reutilizadas. Quando o produto é adquirido, o usuário deve ser orientado a procurar seu médico oftalmologista se ocorrerem sinais como vermelhidão, borramento ou qualquer outra alteração visual, e sintomas como dor, desconforto, sensação de corpo estranho, ou qualquer outro. Deve, também, ser alertado sobre a importância de serem seguidas as orientações fornecidas pelo fabricante.


Recomendações:


Anexos:



Informações Complementares:

Fabricante:
Lista de Distribuição GERENCIA DE RISCO, CENTRAL DE MATERIAIS, EMERGENCIA, OFTALMOLOGIA, FARMACIA